Por que o Tibia não está morrendo

COMPARTILHE

SOBRE O POST

nao morrendo

Para além de um imenso conjunto de complexos códigos que formam algoritmos bastante abstratos para quem, assim como o autor do presente artigo, entende pouco ou nada de programação, o Tibia foi se constituindo ao longo do tempo em algo muito maior que um simples roly-playing game online. Em torno do Tibia, agenciaram-se diversas redes multiformes de relação e de poder que formam um complexo corpo social tibiano bastante heterogêneo, portanto, repleto de singularidades.

O Tibia remonta, em um cenário virtual, toda a complexidade das relações que se estabelecem na nossa convivência cotidiana com outras pessoas na “vida real”. No contexto tibiano, tal como em nossa “vida real”, podem ser encontrados grupos específicos de atores ávidos por obter poder e sucesso, de tal maneira que se dispõem a controlar servidores inteiros e a oprimir jogadores e/ou outros grupos considerados mais fracos. Por outro lado, para muitos jogadores, o contexto tibiano é tão importante, do ponto de vista das relações interpessoais pacíficas, que estes acessam o Tibia apenas para se divertir e cultivar ali amizades que podem potencialmente durar para uma vida inteira.

Dentro do contexto tibiano, há também aqueles que conseguem encontrar até mesmo inestimáveis e primorosas paixões, como o autor do presente artigo, que conheceu seu grande amor enquanto caminhava errantemente pelas proximidades do depot de Thais, por volta do ano de 2011. Isso mesmo, prezado leitor, o autor deste artigo se casou com uma tibiana que o protege, deste então, não somente com seu eficiente exura sio ou com seu poderoso magic level, mas das mais variadas formas possíveis e dentro dos mais distintos contextos da nossa “vida real”.

Pela sua essência roly-playing game, o contexto tibiano é também antro de mistérios, de descobertas, de formulação de hipóteses e de grandes teorias – espaço de aprendizagem e de desenvolvimento. Ademais, e isso não poderia deixar de ser ressaltado, o contexto tibiano é também um excelente local para aprendermos idiomas os mais diversos, enquanto nos relacionamos com pessoas das mais variadas culturas.

O Tibia há muito deixou de ser apenas um jogo, para se constituir numa imensa rede social que poderia ser ilustrada na forma de um rizoma. Ao contrário do que ecoam as vozes mais pessimistas ou até mesmo pretenciosas, quero dizer que o Tibia não está morrendo, porque se (re)constitui a cada dia na e pela complexidade das relações, dos atores e das singularidades dos atores que se agenciam num complexo, multiforme e provisório corpo social tibiano.

Vida longa ao Tibia!

acesso

ÚLTIMAS NOTICIAS

PUBLICIDADE

BDTCast

último episódio lançado

proxy recomendada

segue a gente

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTICIAS

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Parabéns Kankuro, pela conquista através do tibia e pelo artigo. Compartilhamos desta visão sobre o joguinho, a comunidade tibiana se tornou uma sociedade muito grande e possui as mesmas características da nossa sociedade real, muitos conceitos de psicologia e ciencias sociais são aplicáveis nesse mundo virtual e me divirto com isso além de me divertir upando os meus bonecos!

    ps: Uma tibiana quebrou meu coração recentemente :/ hahahaha

  2. Gostei da citação sobre aprendizado de culturas e idiomas. Eu mesmo tendo descendência polonesa, só fui ter contato com esse idioma através do Tibia. Isso influi diretamente na questão dos choques culturais, aonde já vimos que a nacionalidade é algo que gera união e também conflitos no jogo.

  3. Massa!!!
    Resumo o post nesse pequeno e BELO! paragrafo.

    “Tibia não está morrendo, porque se (re)constitui a cada dia na e pela complexidade das relações, dos atores e das singularidades dos atores que se agenciam num complexo, multiforme e provisório corpo social tibiano.”

Deixe um comentário