Char Bazaar: oferta e demanda

Uma das notícias mais impactantes desse ano no Tibia foi a legalização da venda de personagens pela CipSoft. Algo que jamais imaginamos aconteceu. A venda de personagens era proibido por uma regra do próprio jogo e era algo banalizado pela empresa. Para isso foi necessário que as regras sofressem uma alteração e, com o lançamento do char bazaar, veio a enxurrada de personagens à venda.

Não é segredo nem espanto para todos que essa prática já acontecia. A venda de personagens sempre aconteceu no chamado mercado negro. No caso, a venda de contas. Uma das diferenças é que a conta permanece cm você, apenas um personagem poderá ser vendido. Outra diferença é que não se pode escolher o comprador. A venda se dá por meio de leilão. Quem pagar mais, leva. Com isso o comprador tem a segurança de receber o personagem, o vendedor em receber o pagamento, e a empresa em receber sua comissão.

Nesse exato momento o char bazaar conta com exatos 10.679 personagens a venda. Além de mais de 70.000 já vendidos. Mas será que existe a mesma quantidade de compradores? Com certeza não.

Tela do atual char bazaar

O perfil de compradores e vendedores se divide entre aqueles que querem vender o personagem por não jogarem mais e aqueles que querem trocar de personagem, ou de vocação. E geralmente o que quer trocar vai futuramente tentar vender seu personagem antigo. Há de se considerar também aqueles que querem voltar a jogar e podem comprar um personagem de um nível que ele queira. Mas mesmo assim a quantidade de personagens a venda está aumentando dia após dia, e não diminuindo.

Além disso podemos observar o perfil dos vendedores. Mesmo sendo um leilão, o vendedor já inicia o leilão com o valor final que ele quer alcançar sendo de bid inicial. Se ninguém der esse lance, a venda não ocorre e terá que tentar de novo (além de perder a taxa do leilão).

Se levarmos aquela teoria de mercado de oferta e demanda da vida real para o char bazaar, provavelmente teremos uma queda do valor dos personagens em um futuro próximo. A oferta está muito maior que a demanda. Para quem quer comprar um novo personagem e não tem pressa, esperar um tempo seria algo vantajoso, acredito.

Quem ganha com isso são o compradores e, principalmente, a CIpSoft. Não podemos negar que a legalização da venda de personagens deu uma segurança pra quem quer comprar. Mas principalmente, gera um lucro para a empresa. Calculando rasamente, com mais de 70.000 personagens já vendidos e mais de 10.000 à venda, já são mais de 4.000.000 em Tibia Coins, só de taxa de leilão.

Para uma empresa que quer ter lucro, foi uma jogada sensacional. E que a venda continue.

Bomdrax, Colunista BDT.

acesso

ÚLTIMAS NOTICIAS

PUBLICIDADE

BDTCast

último episódio lançado

proxy recomendada

segue a gente

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTICIAS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta