Tibia ideal não existe

Já estou farto de ouvir e ler por aí que o Tibia era melhor no passado. Parece haver um esforço coletivo que inutilmente tenta desconstruir os inúmeros avanços que foram conquistados ao longo do tempo. O que mais encontramos nos diversos fóruns existentes, no YouTube e no Facebook é gente reclamando aos berros de tudo que a CipSoft faz e implementa no jogo.

Um dia desses eu estava fuçando alguns fansites e subitamente me deparei com um pequeno artigo em espanhol que tratava justamente sobre a saudade de uma época em que o Tibia “era bom”. Desconfiado que sou, perguntei-me sobre o que essa suposta saudade deveria se assentar. Eu sinceramente esperava que não fosse mais um texto a respeito de hipóteses que há muito circundam o senso comum tibiano. Mas eram exatamente essas as questões centrais do texto, que dizia:

1 – No passado era mais difícil upar.
Ninguém tem dúvidas de que era mais difícil desenvolver um personagem antigamente. Mas o Tibia era outro, as criaturas eram outras, a oferta de equipamentos era outra, sem falar na própria comunidade, que também tinha um outro perfil. As coisas mudam e ainda bem que o Tibia mudou também.

2 – No passado havia mais jogadores recém-chegados ao Tibia.
Claro que no passado havia mais jogadores iniciantes no Tibia. Mas o mundo era outro, principalmente ali por volta do início dos anos 2000. Convém lembrar que a chamada “Geração Z” tem consumido muito mais jogos para smartphones do que para computadores.

3 – No passado o PvP era melhor do que o atual.
Como já destaquei, o Tibia antigamente era outro. Nem melhor nem pior. Além disso, creio que a chegada dos servidores retrô joga por terra esta afirmativa.

4 – No passado as criaturas eram mais fortes.
Talvez um dos únicos pontos que concordei durante a leitura do artigo, visto que principal queixa neste ponto é relativa aos bosses mais antigos. Infelizmente, o Tibia evoluiu e alguns bosses ficaram estagnados no tempo. Um Orshabaal hoje não dura mais do que dois segundos na tela. É fundamental que CipSoft reveja isso.

5 – No passado, de maneira geral, o jogo era mais difícil e hoje é baseado no “pay-to-win”.
Geralmente quem mais queixa sobre isso são os “facebookianos” moralistas de goela. Não são exemplos da própria crítica que fazem. São os mesmos que não perdem a chance de obter vantagens ilícitas no mercado negro. Também são os mesmos que compram tudo que está disponível na Store para desenvolver rapidamente seus personagens. Mas como também estou ciente da existência daqueles que procuram manter o mínimo de coerência entre discurso e prática, é preciso que fique claro para esses que a CipSoft é uma empresa, e como qualquer outra, visa o lucro, não havendo portanto nada de anormal com as suas ações.

Enfim, o Tibia não é melhor nem pior, nem no passado, tampouco no presente. Não há como comparar, porque são dois jogos diferentes, duas possibilidades contextuais. O que nos resta é contribuir tanto quanto possível na construção de um Tibia que possa atender minimante a pluralidade de necessidades existentes na atualidade (sempre na perspectiva de algo que transcorre e que não é fixo), sem que tentemos alcançar um ideal inalcançável.

acesso

ÚLTIMAS NOTICIAS

PUBLICIDADE

BDTCast

último episódio lançado

proxy recomendada

segue a gente

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTICIAS

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Bom dia!

    Legal o texto, só tenho alguns pontos a levantar também. Você é um old player?
    Eu realmente não consegui entender a partir de qual versão esse tal “Tibia Antigo” é levado em consideração. As mudanças que tivemos da versão 7.x para a 8.x foram enormes e a partir dai que começamos o papo da evolução do jogador e não do jogo.

    Eu jogava Tibia até 14 anos atrás, depois disso eu ficava apenas me atualizando em fansites e nos papos com amigos que ainda jogavam. A 3 anos atrás voltei a jogar em OTservers de versões antigas e a 1 mês voltei a jogar o Tibia global, e cara quanta diferença! Eu fiquei totalmente perdido no jogo e isso não me causou uma má impressão, me deu mais vontade de aprender! Como se eu estivesse conhecendo o jogo a 14 anos atrás! Porém alguns pontos realmente ficaram muito claros no jogo, e é nisso que vou me basear para responder alguns dos seus levantamentos.

    1 – No passado era mais difícil upar.
    Fato! O drop rate e dificuldade no desenvolvimento de um char era muito maior, hoje em 4h de jogo você consegue dinheiro suficiente para comprar um “crown set”, coisas que antigamente era muito difícil de se obter. Isso não é ruim, sendo que existem muitos outros itens que você vai demorar um certo tempo para conseguir, seja pela dificuldade no drop, pelo valor ou até mesmo pelo level! Lembrando que antigamente não existiam itens com restrição de level para uso.

    2 – No passado havia mais jogadores recém-chegados ao Tibia.
    Fato! A época não haviam tantos outros jogos MMORPG, o acesso a computadores que rodassem todos os jogos era MUITO difícil que hoje e era o início da internet. Isso fez com o Tibia fosse o primeiro jogo que muitos experimentaram essa sensação de upar um level em um mercado que era totalmente dominado pelo FPS.

    3 – No passado o PvP era melhor do que o atual.
    Talvez! Isso vai de player para player, por exemplo, eu nunca fui um bom player PVP. Então para mim, supostamente, as hotkeys fariam sucesso. Só que nem tanto assim… Eu acho que faz parte da experiência de um jogador ele ser bom no PVP, é ai que se separam os meninos dos homens, hahaha. Porque digo isso, antigamente mesmo você tendo um level alto você não sobreviveria ao ataque PVP de um ótimo player com level mais baixo que você e isso sim mostrava sua habilidade no jogo.
    Outro ponto era que você tinha que ter a habilidade de utilizar as runas andando durante as hunts!
    Então, basicamente, se você tivesse medo de sofrer um ataque de outro player o seu tipo de servidor era o NONPVP e pronto.

    4 – No passado as criaturas eram mais fortes.
    Concordo totalmente com você, mesmo atualmente não tenha um level alto para enfrentar as criaturas mais fortes, só pelo que acompanho através dos vídeos consigo perceber que realmente está mais fácil.
    Antigamente era uma luta e um waste para conseguir matar um demon solo.

    5 – No passado, de maneira geral, o jogo era mais difícil e hoje é baseado no “pay-to-win”.
    Isso é um fato! Se você quer ter a experiência completa do jogo você deve pagar.
    Antes era mais limitado os recursos extras que a “premmy” te dava. Hoje o abismo é GIGANTE!
    E SIM a empresa visa o lucro e não somos nós que vamos ditar como ela deve ou não agir, enquanto todos pagarem…

    É isso! Hahahahaha.
    Mandei um textão sendo que é a primeira vez que acesso o site de vocês!
    Se quiserem me encontrar no jogo, estou em Gentebra e meu nome é Ghazaq. Não tenho muito tempo pra jogar e estou reaprendendo totalmente! Ajudem o noob!
    Valeu e um abraço!

    1. Caro Gabriel, obrigado por prestigiar nosso conteúdo. Agradecemos imensamente por seu comentário.
      Sobre o texto em questão, foi escrito por um ex-colunista nosso, o Kankuro. Eu li tudo o que você comentou e, de fato, concordo parciamente contigo. iremos retomar a gravação do BDTCast na próxima Segunda e irei comentar sua crítica sobre esse nosso texto.
      Forte abraço

Deixe uma resposta