[Fixo] Membros da CipSoft: Knightmare, o mito por trás das histórias tibianas  

  RSS

Super Amarelo
ADMIN BomDiaTibia
Data de Registro: 12 meses  atrás
Posts: 113
10 de Janeiro de 2018 03:50  

É com imenso prazer que anunciamos a entrevista com um dos caras mais importantes da Cipsoft, o Knightmare. Um tiozão que sabe contar histórias como poucos! Com muito talento e um olhar refinado para histórias de fantasia, esse cara criou quase tudo que você ler no jogo: da Gênesis Tibiana e o mito da criação do mundo às quests e enigmas que intriga a toda comunidade. 

Entrevista gentilmente cedida ao Super Amarelo. 

Com vocês, o Knightmare. 

 

VERSÃO EM PORTUGUÊS:

 

 

BDT: Nightmare, você tem uma série de fãs, especialmente aqueles que são mais ligados no lado RPG do Tibia. Em nossa STAFF, por exemplo, temos alguns dos seus verdadeiros fãs, que acompanham seu trabalho há bastante tempo. Ainda que você já seja uma figura conhecida no mundo tibiano, poderia nos contar um pouco sobre esse talentoso contador de histórias? Você é uma versão alemã do Eremo? Hahaha 

KNIGHTMARE: Eu sou um tipo raro e deveria patentear a mim mesmo um dia 🙂 

Eu cresci rodeado de muitas histórias de fantasias em tempos quase medievais, onde não havia celulares mas cabines de telefone. A internet ainda não havia sido inventada e algumas vezes até visitávamos as bibliotecas, mesmo em meio a muita neve e lobos! Por um bom tempo a ficção científica foi meu tema favorito. Quando jogos de RPG apareceram pela Alemanha, não havia um jogo de ficção científica decente e, então, eu e meus amigos optamos pela fantasia. Hoje em dia eu percebo que quando a TSR (Empresa americana que produzia jogos de RPG entre as décadas de 1970 e 1990)lançou um jogo de RPG SciFi (Ficção científica), nós já estávamos totalmente submersos em fantasia, dragões e temática medieval. Era tarde demais para voltar atrás, então.  

Pouco tempo depois, tentamos o tal jogo de SciFi (Ficção Científica), mas meus amigos ainda estavam muito mais interessados por fantasia. Não era só isso, o sistema de jogo deles  era desajeitado e pesado e não conseguimos nos adaptar. Com o passar dos anos, eu tentei e pesquisei muitos RPGs de Papel (modalidade física do RPG), mas estávamos sempre presos ao nosso antigo estilo de jogo e, com isso, mesmo jogando 8 horas toda semana, as restrições de tempo foi reduzindo nosso grupo de jogo cada vez mais até que o grupo esvaziou exponencialmente. Mas até hoje em dia, muitos anos depois, ainda tenho amigos dessa época. 

Eu tenho lido muita coisa relacionada a fantasia ao longo dos anos: romances, pequenas histórias e livros específicos de RPG. Mesmo se jogasse apenas um RPG esses dias, eu sou mais ou menos acostumado com os velhos estilos e sistemas de jogos. Eu sempre usei o RPG para contar minhas próprias histórias, construindo meus próprios mundos e, por isso, o Tibia me deu a chance de trazer tudo isso que inventei a um grande público. Eu, honestamente, faço o meu melhor e fico extremamente honrado quando as pessoas reagem positivamente e gostam do que faço. Claro, é impossível agradar a todos, mas eu convivo bem com isso. Eu tento sempre prover temas abrangentes e ideas que possam agradar os mais variados estilos do grande público. 

 

BDT: Nightmare, nós sabemos que você iniciou sua jornada na Cipsoft há bastante tempo. O que te faz preservar essa vitalidade para continuar desenvolvendo conteúdo para o Tibia mesmo depois de tantos anos?

KNIGHTMARE: Eu ainda Tô tentando descobrir como ficar rico com toda essa coisa. (hahahah) E quando eu alcançar esse objetivo…. 😉

Bem, de maneira séria, eu tenho sorte por estar possibilitado a escrever tantas histórias com temas e assuntos diferentes e ainda assim não me falta ideias para os novos updates que virão em breve. Aí é que tá o problema: eu tenho muitas histórias pra contar, mas o tempo e o espaço são curtos demais. Seu eu pudesse fazer updates com o estalo dos dedos, os updates seriam muito mais gigantes em conteúdo do que você poderia jogar. Por outro lado, se eu pudesse fazer isso, já estaria rico e aposentado! 😉

A história por trás do Tibia tem se desenvolvido junto comigo ao longo dos anos. Os temas sempre mudam e crescem naturalmente e, por vezes, me surpreende! 

O que é mais legal nisso tudo é poder usar toda a minha fantasia para algo construtivo and compartilhá-lo com vocês. Quem sabe se em milhares de anos alguma super civilização não irá descobrir o conteúdo ancião do Tibia e se questionar sobre isso tudo…. Aliás, se questionar, também, como as pessoas da terra não descobriram algo tão óbvio como a língua dos bonelords! 😉 

 

BDT: É inegável que a Genesis Tibiana, que foi escrita por você, é uma narrativa fantástica. Alguns elementos dessa história estão cada vez mais presentes no jogo, como o Templo de Thais, em honra aos Deuses anciões, criados por você.  Quando teremos antigas criaturas como o Brog ou o Urgith no jogo? 

KNIGHTMARE: Quebra de braço com algum desses Deuses ou uma festa do chá tem lá seus problemas. Deuses precisam manter sua distância e raridade. Mas eles não estão esquecidos e são, de fato, uma parte interessante do jogo. Aliás, alguns aparecerão muito em breve nos próximos updates. Mas vamos devagar, eu me permito não apressar as coisas! Eles virão no momento certo. eu odeio desperdiçar uma boa história ou personagem apenas para preencher espaços. Com uma construção bem elaborada, as coisas têm impacto mais valiosos e é realmente difícil conceber coisas que os players “amam amar ou odeiam odiar”. Algumas revelações são mais bem aproveitadas quando você tem que esperar por elas. 😉 E para cada revelação, há um novo segredo virando a esquina. 😉

A gênesis é a base de tudo, ou seja, é o “pano de fundo” para que histórias sejam elaboradas. Claro, são coisas escritas por humanos para que outros humanos entendam com clareza. 

Em absolutamente tudo, tento prover um vasto repertório de histórias para construir outras sobre essas. Se todos nós vivermos bastante, todas as coisas serão reveladas, talvez 😉

Mesmo os Deuses menos conhecidos não serão esquecidos e farão algumas forma de aparição agora e depois. Como eu disse: isso só acontece quando é pertinente e aplicável à história atual e não forçado só para constar na história. Há uma imensa história emergindo e algumas coisas irão, eventualmente, encaixar-sem, como peças de quebra cabeças. 

 

BDT: Sabemos que o mistério e a atmosfera secreta é a alma das quests. O que você acha sobre spoilers e o que acha dos arquivos hackeados de 2005 (momento em que os arquivos de mapas foram supostamente hackeados e roubados dos servidores da CipSoft, revelando alguns dos antigos segredos tibianos)?

KNIGHTMARE: Eu não posso cupar ninguém por ser curioso, porém, não posso protegê-los da própria curiosidade. O mesmo serve para os spoilers. Se a história de um update que estar por vir é vazada, não é tão mal assim, afinal, será revelada no próprio test server. Mas se histórias maiores são vazadas antes do tempo correto, isso pode comprometer o impacto dos próximos updates, arruinando o lance do mistério e dos questionamentos, mas, certamente, o fim seria mudado para manter as coisas interessantes. Spoilers como passo a passo de quest são simplesmente uma questão de gosto pessoal. Se alguém quer fazer a quest apenas pelas recompensas, por que não deveria simplesmente ler o guia e executá-la ao invés de tentar descobrir por si mesmo? 

É um pouco mais problemático com relação aos enigmas. A primeira pessoa a resolvê-lo teve um imenso e verdadeiro esforço, que consome tempo e tudo mais. No fim das contas, todos estarão no mesmo lugar e terão as mesmas recompensas, mesmo que sem o esforço para resolvê-lo por si próprio. E é por isso, que para ser justo, os enigmas são sempre mais raros. Além disso, pensa no esforço que o criador teve que fazer para conceber todo o mistério. Muitas vezes é investida uma infinidade de tempo para elaborar um bom enigma e implementá-lo. Quando um player spoiler se permite pular toda a parte da quest que exige esforço e te permite ir direto ao NPC, falar algumas palavras secretas e pegar o prêmio, todo o esforço da criação perde um pouco da sua essência para a maioria dos players. Pior ainda, por causa do esforço da primeira pessoa disposta a resolver o enigma, parece que elas estão sendo punidas por todo o resto que só que ir e pegar o prêmio, sem se importar com o esforço de quem descobriu o enigma inteiro. Eles pegam as recompensas quase que free. 

 Com relação aos arquivos hackeados que você mencionou, eles eram apenas um spoiler de coisas mecânicas. Não é mesmo um “Arquivo Deus” que continha cada segredo tibiano. Também, dado o fato de que muita coisa mudou desde então, aquelas arquivos não representam muita coisa. Eu duvido muito que haja mais o que fazer com eles além de olhar coisas passadas acumuladas por anos.

 

BDT: Por quê algumas quests são implementadas de forma parcial e, as vezes, finalizadas em updates posteriores. Por exemplo, a Serpentine Tower intriga qualquer um que ama o RPG do Tibia. É uma quest inacabada ou você tem dicas de ouro para nos contar? hahaha

KNIGHTMARE: Sinto muito, mas não irei comentar sobre a Serpentine Tower. Então, sem mencionar nenhum exemplo específico, deixe-me comentar sobre isso numa perspectiva mais ampla para explicar meu ponto de vista sobre esse assunto…

Nem todas as coisas no Tibia pertencem a uma dada quest. Algumas vezes as coisas são colocadas no jogo para experimentação. Agora, se alguma coisa colocada para experimentação tem o poder de fascinar as pessoas e envolve o momento certo da história, nós podemos, de fato, pegar essas ideias e moldá-las ou usá-las. Isso não quer dizer que essas coisas experimentais sejam quests inacabadas e que devam ser iniciadas. Por outro lado, outras coisas são mesmo partes de um esquema muito maior que ainda não chegou ou que não era seu tempo. Algumas vezes as coisas são deslocadas durante a fase de desenvolvimento e isso ocorre por uma infinidade de razões técnicas, o que deixam as coisas presas no “inferno da criação” por anos. Se a primeira parte de algo foi implementada, você deveria encarar como um teaser, ou seja, de algo que poderá vir, mas isso não é uma espécie de quest inacabada que irá aparecer no seu Questlog. 

Não seria nada agradável dizer as pessoas que algo está parado em “fase de desenvolvimento” ou que algo não é mesmo uma quest. Não faria sentido algum. Vamos dizer que, por exemplo, implementamos um NPC qualquer que dá respostas codificadas apenas por experimentação. Agora os players começam a comentar sobre isso e os rumores se tornam ainda mais intensos e teorias sólidas começam a se desenvolver. Se nós interrompêssemos tudo e postasse uma notícia oficial sobre isso, nós estaríamos frustrando a oportunidade que as pessoas têm de interagir entre si, aliás, além disso, estaríamos desperdiçando a chance de fazer desse NPC algo muito maior, parte de uma quest super interessante.  E se esse NPC pudesse se tornar parte de algo maior num update posterior, se nós tivéssemos dado spoil disso antes, as pessoas não iriam se interessas por isso, mas constantemente iriam nos questionar sobre como e quando esse quest seria continuada, mesmo que a história desse NPC não se encaixasse em updates subsequentes. 

Então, em resumo, antecipar spoilers não ajuda em nada, mesmo que as pessoas insistam nisso. Eu entendo o desejo e o ponto de vista dos players que querem saber de tudo antes da hora, mas eu, definitivamente, não compartilho desse mesmo ponto de vista. Então, não conte com spoils originados por mim. 😉

 

BDT: Nos updates recentes, notamos uma pequena alteração nos conceitos dessas novas quests. Tibia Cults e o forgotten knowledge são exemplos de quests bem diferenciados, com um novo tópico temático. Por que essas mudanças (super positivas) vieram agora e o que devemos esperar das próximas quests?

KNIGHTMARE: Sinceramente, sempre tentamos melhorar em todos os aspectos do desenvolvimento do jogo. No final do dia, não estamos fazendo tudo isso para nós, mas para vocês, os jogadores. Nós tentamos muito, mas às vezes algo também pode ser um obstáculo. Estamos satisfeitos por julgar que estamos no caminho certo e tentaremos ser fiéis a isso. Espero que o conteúdo das próximas atualizações sejam de grande apreciação e entretenimento. Há um grande material acumulado no horizonte.

 

BDT: Cada vez mais, alguns itens raros estão sendo adicionados como um loot normal de monstro: Golden Boots de Zugurosh, DSH de Dragonking Zyrtarch, etc., mas não há grandes quests novas com recompensas valiosas. Devemos esperá-las em breve?

KNIGHTMARE: Não posso prometer nada. Estamos trabalhando para melhorar os métodos de loot e recompensas das atuais quests, mas levará tempo e provavelmente haverá uma mudança mais gradual. Mas isso é algo que não pode ser decidido apenas pela equipe de conteúdo. Estamos trabalhando de vários ângulos para enfrentar esse problema. Espero que possamos melhorar algo com cada atualização, mas como eu disse, não posso prometer nada sobre o ritmo e alcance dessas melhorias ainda.

 

BDT: Recentemente, alguns jogadores atingiram o nível 1000 e acima. Seria inevitável não perguntar sobre a porta 999. Muitos Tibianos ficaram desapontados com a "simplicidade" da ilha e devido à aparente ineficiência desse lugar. O que você tem para falar sobre isso?

KNIGHTMARE: Quem sabe o que realmente tem por lá! 😉

Na verdade, a primeira versão desse levelgate era uma espécie de piada quando levelgates ainda eram novos e eu estava brincando com eles, e isso há muitos anos atrás. Naquela época, o lvl 999 parecia completamente fora do alcance. Então, é claro que o conteúdo foi criado em uma data muito posterior. E dado as minhas palavras acima, não vou participar de nenhum estrago e deixarei espaço para a imaginação.

Mas, por razões de argumento, vamos pensar sobre isso. Só haverá poucos jogadores que chegarão a esse lugar. O que poderia ser uma boa recompensa para eles? Um dos jogadores mais poderosos do jogo "precisa" de mais coisas? E é justo, para não dizer eficiente (o que, de fato, temos que ser, também), para criar conteúdo específico apenas para um punhado de pessoas quando ao mesmo tempo e esforço conseguimos criar algo para a maioria dos jogadores? Então, o que quer que esteja realmente por trás dessa porta, deve ser claro que esses argumentos não podem ser desconsiderados.

 

BDT: O Ava Tar irá continuar, algum dia, sua expedição para os knightmares? 

KNIGHTMARE: Você nunca sabe ... nada é esquecido no Tibia e quem sabe o que uma das próximas atualizações pode entregar!

 

BDT: A linguagem 469 será entendida por seres de dois olhos algum dia?

KNIGHTMARE: Você só precisa de um tradutor com muito mais olhos  :p

 

BDT: Por último, mas não menos importante: você é um cara muito criativo com um lindo talento para criar histórias. Você poderia indicar um ou dois livros que o ajudaram com essa habilidade criativa para escrever fantasias épicas?

KNIGHTMARE: Eu realmente não posso enfatizar que os livros de rpgs sejam uma coisa boa para aguçar sua imaginação. A fantasia tornou-se abrangente demais para cobrir muitos gostos diferentes. Basta descobrir livros por conta própria para encontrar o que mais lhe convier! No final, só você pode dizer o que se adequa ao seu gosto. Mas, de vez em quando, dê aos clássicos pelo menos uma chance. Nem tudo tem que ser brilhante e novo ... você está jogando Tibia depois de tudo! 😉

 

BDT: Obrigado por escrever as páginas deste livro tão amado por pessoas de todo o mundo, que é o Tibia. Que seu talento seja preservado por muitos anos e que você continue criando fantasias para essa mundo “muito sério”. Stay Hungry, Stay Foolish, Knightmare.

KNIGHTMARE: Obrigado por me dar o espaço para me expressar, e obrigado por esta bela entrevista! Aproveite o Tibia e suas histórias!

 

ENGLISH VERSION

 

BDT: Knightmare, you got a bunch of fans, specially those who are closely linked to the RPG Soul of Tibia. On the BDT Staff, we have some of your true fans, who have been following your work for a long time. Although you are known to veterans, could you tell us a bit about this talented storyteller? Are you a German version of Eremo? Hahaha 

KNIGHTMARE: I'm kind of unique and really should trademark myself one day 😉 I grew up with a lot of fantasy stories in almost medieval times, in which there were no mobile phones but telephone booths. The internet was not yet invented and we sometimes even visited a library - if we made it through all the snow and the wolves. For a long time science fiction was my favourite theme. When roleplaying games came out in Germany there wasn't a decent scifi game to be found and me and my friends settled for fantasy. When I saw that nowadays long forgotten SciFi RPG that TSR had published during these days, we were already to deep in medieval dungeons and dragon hoards to switch back. Somewhat later we gave the SciFi RPG Traveler a try but my friends were still more into fantasy. Also the system seemed somewhat clumsy and unwieldy and didn't suit our style. Over the years I've tried and looked into several pen and paper RPGs, but we stuck to our old system through several revisions. While we played each week for about 8 or more hours back then, time restraints cut this off more and more and the core group declined steadily in numbers. But even now, so many years later, I have some friends from these times that I play with regulary. I've read a lot of fantasy suff over the years, novels, short stories and RPG source books. Even if I play only one RPG these days, I'm more or less somewhat familiar with most of the older systems. I always used RPGs to tell my own stories and build my own world, so Tibia provided a chance to bring all this to a greater audience. I honestly do my best and appreciate it very much when people like it and want more of it. Of course you can't satisfy everyone's taste, but that's ok. I try to provide a wide array of themes and ideas that at least might suit different interests. 

 

BDT: We know that you started your journey at Cipsoft a long time ago. What makes you stay so vital to continue developing Tibian content? 

KNIGHTMARE: I'm still trying to figure out how to get rich with that stuff. As soon as I hit that goal ... 😉 Well, on a more serious note, I'm lucky to be able to provide and use many topics and it doesn't seem like we'd be running out of themes and stories to tell for new updates anytime soon. The problem rather is that I have so much to tell and so little time and space. If I could do updates with a snap of my fingers, you'd get more content than you could play. On the other hand if I could do that, I'd probably be already rich and retired! 😉 The Tibian background story has grown with me over the years. Themes have changed and shifted and it's never the same and some stuff just grows natural and even surprises myself. It's a good thing to be able to use all my fantasy to something constructive and share it with you. Who knows, in a thousand years some super civilisation might unearth ancient Tibia content and wonder about it ...and also wonder why on earth people didn't figure out something as obvious as the bonelord language! 😉 

 

BDT: It’s undeniable that the Tibian Genesis, which was written by you, is a fantastic narrative. Some elements of the narrative are increasingly present in game, such as the temple of Thais in honor of the ancient Gods. When will we have old creatures like Brog or Urgith? 

KNIGHTMARE: Armwrestling with a god or a teaparty with another have their own kind of problems. Gods have to be somewhat distanced and rare. But they are not forgotten and they are indeed a part of the game and yes, some will get more screentime and story in the updates to come. I allow myself not to hasten things. They will come when it's their time. I hate to waste a story or character just for a show effect. With the right build up, things have a more powerful impact and it's really difficult to build up something the players love to love or love to hate. Certain revelations will be more fulfilling when you actually have to wait for them! 😉 And for each revelation the next secret hides just behind the corner! 😉 The genesis is some kind of base to build upon. Of course it's an ingame text and written by humans trying to make certain things comprehensively for other humans. What 'really' happened might be something along the lines of these texts ... or not at all. The increase of the own knowledge in such topics is a quest on its own. All in all I try to provide a vast backgound of storys to build upon. So it's likely that elements of that will play a role in things to come. If we all live long enough everything will be uncovered eventually 😉 Even lesser known gods and beeings are certainly not forgotten and will make some form of apperance now and then. But as pointed out, this only happens when it's appropriate and applicable and not forced into a story. There is a broader background story taking place and some things will eventually fit in like pieces of a puzzle. 

 

BDT: We know that mystery and secrecy is the soul of quests. What do you think about spoilers and what you feel for the hacked files of 2005? 

KNIGHTMARE: I can't blame people for beeing curious and I can't protect them from their own curiosity. Also not all spoilers are the same. If the story of an upcoming update is 'spoilt' it's not a big deal. It is usually spoilt in a test server anyway. If the broader story would be spoilt though, plans that should be revealed many updates later would lose their mysteriousness, some sense of wondering would be lost and probably the story would change in the end, in an attempt to keep things interesting. Spoilers like quest walkthroughs are just something of personal taste. If someone wants to make a quest just for the rewards, why shouldn't he read a walkthrough instead of figuring something out on his own. It's a bit more problematic for riddles. The first person to solve it has a real effort. It might be time consuming, a strain of resources or whatever .. everyone afterwards, that comes to the same spot through spoilers will get exactly the same reward, perhaps with no real effort at all. That does not feel fair and so 'riddle only' content always has to be somewhat rare. Even more so, if you think of the effort you have to put in as a creator. It can take up an enourmous amount of time to come up with a riddle and implement it. When a spoiler allows to skip most effort and let's you just walk to an npc and give him a secret keyword for your reward, all the effort creates as good as no content for the majority of the players. Even worse, due to the effort for the first people to solve it, it feels like you are punishing the player who wants to figure ot the riddle on his own, whereas you reward the people who don't care about any riddle at all. They get the reward almost for free. As for the mentioned hacked files, they were only a spoiler of mechanical things. It's not like there was a "godfile" that contained each and every secret there is in Tibia. And given the fact that there have been so many more content updates since then, it's really no longer a big deal. I doubt a current hack would do any more harm then driving some hacker nuts in order to try to see through all the data accumulated over the years. 😉 

 

BDT: Why some quests are implemented partially, and usually finalized in a later update. For example, the Serpentine tower intrigues anyone who loves RPG. Is it an unfinished quest or you have any golden hints to release about it? Hahaha 

KNIGHTMARE: I'm sorry, but I won't comment on the Serpentine tower. So without referring to any specific example, let me comment on this in a more broader way to explain my point of view on the matter... Not everything in Tibia belongs to a quest to begin with. Sometimes some things are put into the game for flavour. Now if something like a flavour text fascinates people and stories evolve, for example, we can indeed take up these ideas and flesh them out. That does not mean that they were intentional unfinished quests to begin with. Other things are indeed part of a grander scheme that yet has not come to pass. Sometimes things get shifted in development and for a bunch of reasons some idea can be stuck in "development hell" for years. If a first part of that was implemented already, you might feel teased - but it's not like it's an unfinished quest in your questlog. It would be unpretty, though, to tell people that something is stuck in a development process, or that something is not a quest at all. That wouldn't make sense. Let's say we added some random NPC that gives cryptic answers for flavour. Now players begin to wonder about it, conversations about about it become louder and solid theories are developed. If we would interrupt that process and would make official statements about that, we would take away reasons for people to interact with each other, and we would also take away the chance to develop this further and make seemingly mad prophecies of an NPC part of something bigger. And in case this NPC was meant to become important in a later update to begin with, and we'd spoil that in advance, people would not discuss and wonder about it, but constantly ask us when it's going to be continued - even if the continuation doesn't fit into the next updates topicwise, for example, or for whatever reason it could get decided that this quest will not be implemented at the current point in time. So - to summarize, spoiling secrets does noone a favour really, even if some people feel it would. I understand the wish and the point of view but I definitely don't share it. So you won't see any secret spoiling from me. 

 

BDT: In recent updates, we have noticed a slight change in the concepts of these new quests. Tibia cults and forgotten knowledge are examples of well-differentiated quests, with a new thematic thread. Why did these (super positive) changes come just now and what should we expect from the next quests? 

KNIGHTMARE: We honestly always try to improve in all aspects of game development. At the end of the day, we are not doing all this for us but for you, the players. We try out a lot but sometimes something could be a hit and miss, too. We are glad you see us on the right track and we will try to be faithful to that. I hope the content of the next updates will entertain you. There is some big stuff building up on the horizon. Increasingly some rare items are being added as a "regular" monster loot: Golden boots from Zugurosh, DSH from Dragonking Zyrtarch, etc. but there are no big new quests with valuable rewards. Should we expect them soon? I can't promise anything. We are working to improve methods of loot and actual quest rewards but it will take time and there will probably be a more gradual change. But this is something that cannot be decided by the content team alone. We are working from several angles to tackle this problem. I hope we can improve something with each update but as I said, I can't promise anything about pace and scope of those improvements yet. 

 

BDT: Recently some players have reached level 1000 and above and it would be inevitable not to ask about door 999. Many Tibians were disappointed with the island's "simplicity" and due the apparent inefficiency of that place. What do you have to talk about it? 

KNIGHTMARE: Who knows what's really there! 😉 Actually the first version of that levelgate was a kind of joke when levelgates were still new and I was toying around with them many many years ago. Back then, lvl 999 seemed completely out of reach. So of course the content was created at a much later date. And given my words further above I won't participate in any spoiling and I will leave room for imagination. But for the arguments sake let's think about this. There will only be very few players who will ever reach that place. What could be a good reward for them? Does one of the most powerfull players in the game 'need' even more stuff at all? And is it fair, not to mention efficient (which we indeed have to be, too), to create specific content only for a handful of people when in the same time and effort we could create something for the majority of the players? So whatever really lies behind that door, it must be clear that these arguements cannot be disregarded. 

 

BDT: Will Ava tar some day continue its expedition to the knightmares? (as simple as it) hahaha 

KNIGHTMARE: You never know .. nothing is ever forgtten in Tibia and who knows what twist one of the next updates might deliver! 

 

BDT: Will language 469 be understood by two-eyed beings someday? 

KNIGHTMARE: You only need a translator with way more eyes :p 

 

BDT: Last but not least: You are a very creative guy with a beautiful talent for creating stories. Could you indicate one or two books that helped you with this creative ability to write epic fancies? 

KNIGHTMARE: I really can't stress enough that source books of rpgs are a good thing to kickstart your imagination. Fantasy has become mainstream enough to cover a lot of different tastes. Just discover books on your own to find what suits you! In the end only you can tell what fits your taste. But now and then give the classics at least a chance. Not everything has to be shiny and new ...you are playing Tibia after all! 😉 

 

BDT: Thank you for writing the pages of this book so loved by people all over the world, which is Tibia. May your talent be preserved for many years and you continue to create fantasies to a much-serious world. Stay hungry, Stay foolish, Knightmare. 

KNIGHTMARE: Thank you for giving me the room to express myself, and thank you for this nice interview! Enjoy Tibia and its stories!

 

Edited: 1 semana  atrás

Admin BomDiaTibia.com
--------------------------------------
“Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu, sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?”


ResponderCitação
Carrapix
Tibiano Novato
Data de Registro: 1 semana  atrás
Posts: 1
10 de Janeiro de 2018 08:31  

Não sei nem o que falar para essa entrevista. Parabéns pela ótima entrevista, e Knightmare como sempre, humilde e misterioso aushaushaus, não vai ser hoje que vamos descobrir os misterios do Tibia, mas a parte mais interessante que eu achei, foi que os DEUSES de uma certa forma podem aparecer nas terras tibianas, e eu estou ansioso para ver isso acontecer !!. Parabéns novamente ao BDT !!!!!


ResponderCitação
Luan Schafer
Tibiano Novato
Data de Registro: 6 meses  atrás
Posts: 3
10 de Janeiro de 2018 08:44  

Simplesmente fantástico!

Knightmare, por favor, fale mais conosco, é sempre um prazer prestigiar suas palavras, e de certa forma, você é parte da nostalgia tibiana.

Queria eu que o jogo estivesse em português, com certeza iria me motivar a ler mais, procurar mais, explorar mais...

"Você só precisa de um tradutor com muito mais olhos  :p"

hummmmmm aé? hahaha!

Lembre-se tibiano, não importa quanto dinheiro acumule, se perder sua honra, não poderá compra-la novamente.


ResponderCitação
GrYllO
Tibiano Novato
Data de Registro: 1 semana  atrás
Posts: 1
10 de Janeiro de 2018 11:33  

Pegaram o Knightmare de bom humor + encaixaram bons combos de perguntas = que entrevista, QUE ENTREVISTA!

Vejo Knightmare mestrando sua mesa de RPG usando o mundo de Tibia. É basicamente isso que ele faz e por isso é diferenciado - pois faz bem por ser criativo e ter muita bagagem RPGística.

Concordo plenamente com ele sobre todos os pontos levantados, especialmente sobre spoilers e locais que "afinal, isso é uma quest ou não?!"

Que entrevista rica, fascinante! Parabéns BDT!


Willian Martins e Motion curtiram
ResponderCitação
Motion
Tibiano Novato
Data de Registro: 1 semana  atrás
Posts: 1
10 de Janeiro de 2018 12:10  

Que bela entrevista. Knightmare sempre objetivo em suas respostas.

Gostei do fato de ter deixado alguns mistérios no ar para refletirmos sobre.

Parabéns BDT, fizeram as perguntas certas no momento certo.


Willian Martins e GrYllO curtiram
ResponderCitação
  
Working

Please Login or Registrar